segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Principais Medicamentos Utilizados na Emergência

Medicamentos: 

principais medicamentos em urgencia


Adrenalina: A Epinefrina é um fármaco adrenérgico; antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco. Cuidados de Enfermagem: Observar para agitação, nervosismo, tendência suicida, alucinações e anginas.

Aminofilina: Indicado no tratamento de asma brônquica, bronquite, insuficiência respiratória e cardíaca. Cuidados de Enfermagem: monitorar balanço hídrico ou sinais de desidratação e não deve ser utilizado em gravidez ou lactação.

Ampicilina: Tratamento de infecções do trato respiratório, gastrointestinal e geniturinárias. Cuidado de Enfermagem: Administrar com rapidez para evitar a formação de cristais na agulha de punção.

Brometo de Ipratrópio: Indicado como bronco-dilatador na DPOC e outras patologias que causem bronco-espasmo. Cuidados de Enfermagem: inspecionar a pele em busca de rações cutâneas.

Captopril: Indicado para HAS e ICC. Cuidados de Enfermagem: monitorar a P.A. de 30 em 30 minutos. Observar sinais de edema periférico.

Carvão ativado: Indicado para absorção de líquidos e gases.  Cuidados de Enfermagem: Promover a troca do curativo de carvão ativado assim que o mesmo demonstre estar saturado.

Cefalexina: Amigdalite, otite, faringite e sinusite. Infecções respiratórias baixas. Infecção da pele e tecidos moles. Infecção geniturinária. Cuidados de Enfermagem: Monitorar temperatura, reações cutâneas, edema e diarréia.

Diazepam: Tratamento da ansiedade. Relaxante muscular. Alívio sintomático da abstinência alcoólica aguda. Anticonvulsivante e pré-anestésico, quando usado por via endovenosa. Sedativo em endoscopia, cardioversão e procedimentos cirúrgicos menores. Cuidados de Enfermagem: monitorar estado cardíaco, reações de hipersensibilidade e diplopia.

Dipirona: Analgésico e antipirético. Cuidados de Enfermagem: como há riscos para o sangramento, evitar que o paciente ande descalços, evitando quedas e ferimentos.

Dopamina: Alguns tipos de choque acompanhados de oligúria e resistência vascular periférica baixa ou normal. Choque cardiogênico e bacteremia, hipotensão intensa seguida da remoção da feocromocitoma. Cuidados de enfermagem: Monitorar estado hídrico e reações neurológicas.

Enalapril: Indicado para tratar a HAS. Cuidados de Enfermagem: monitorar pressão arterial e estado hídrico. Podem ocorrer reações de hipersensibilidade.

Lidocaína: Anestésico local. Cuidados de Enfermagem: cuidado para reações de hipersensibilidades.
Nifedipino: Indicado para HAS. Cuidados de Enfermagem: Monitorar pressão arterial.

Nistatina: Candidíase oral e vulvovaginal. Cuidados de Enfermagem: orientar o/a paciente a não ter relações sexuais durante o tratamento. Utilizar roupas íntimas de algodão e orientar em relação ao correto uso do aplicador vaginal.

Omeprazol: Úlcera duodenal, úlcera gástrica, úlceras resistentes. Esofagite de refluxo. Síndrome de Zollinger- Ellison. Erradicação do Helicobacter pylori em combinação com antibióticos. Lesões gástricas provocadas por drogas antiinflamatórias não esteroidais. Cuidados de Enfermagem: recomendar ao paciente o uso de alimentos ricos em gorduras e pouco saudáveis durante o tratamento

Tramadol: É indicado para dor de intensidade moderada a grave, de caráter agudo, subagudo e crônico. Cuidados de Enfermagem: monitorar pressão arterial e atentar-se para náuseas e vômitos.


Fenitoína: Convulsão; epilepsia; estado epilético; nevralgia do trigêmeo. Cuidados de Enfermagem: atentar-se para alterações neurológicas, principalmente na fala. Monitorar estado neurológico.


Haloperidol: Agitação psicomotora em casos de psicopatias agudas e crônicas, tipo mania, demência, oligofrenia e esquizofrenia. Cuidados de Enfermagem: após a administração do medicamento, promover o descanso do paciente devido a risco de movimentação psicomotora involuntária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário