Aprendi na Licenciatura sobre algumas teorias da aprendizagem, muito bacanas..
David Paul Ausubel - Teoria significativa: Se baseia na compreensão do que é passado e contrapõe-se ao ato de decorar... professor tem a função de descobrir o que o aluno já sabe e trabalhar com ele em cima desse conhecimento, e tudo o que explicar terá mais sentido e sendo absorvido de fato.
Jean Piaget - Desenvolvimento cognitivo: Descobrir como a criança pensa, seu eixo central e a interação do organismo com o meio. A interação acontece por processos simultâneos. Nessa teoria a construção do conhecimento prevê sempre desequilíbrio, dai seguirão assimilação e acomodação, que poderão ser vários conhecimentos ao mesmo tempo...
Vygotsky - não tem preocupação central só com o indivíduo ou com o meio em que ele vive, mas a interação entre os dois, ou seja a forma como vive essa criança, quanto mais ela aprende, mais ela se desenvolve.
Wallon - Desenvolvimento numa perspectiva dialética: integra o social e o individual. A criança se desenvolve a partir do que vivência, modelo "casa". Esse desenvolvimento é progressivo e por meio de etapas.
E tivemos que correlaciona-las com um filme que eu particularmente acho muito lindo "A corrente do bem". O papel do educador é muito mais amplo, e exige algo que nem todo mundo tem ou quer ter, que é, o conhecer o outro, sair do automático e fazer diferente, inspirar o aluno a aprender, não a decorar... Estou gostando muito desses novos conhecimentos!!!!
Uma ótima tarde a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário