terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Teorias de Aprendisagem

Aprendi na Licenciatura sobre algumas teorias da aprendizagem, muito bacanas..
David Paul Ausubel - Teoria significativa: Se baseia na compreensão do que é passado e contrapõe-se ao ato de decorar... professor tem a função de descobrir o que o aluno já sabe e trabalhar com ele em cima desse conhecimento, e tudo o que explicar terá mais sentido e sendo absorvido de fato.
Jean Piaget - Desenvolvimento cognitivo: Descobrir como a criança pensa, seu eixo central e a interação do organismo com o meio. A interação acontece por processos simultâneos. Nessa teoria a construção do conhecimento prevê sempre desequilíbrio, dai seguirão assimilação e acomodação, que poderão ser vários conhecimentos ao mesmo tempo...
Vygotsky - não tem preocupação central só com o indivíduo ou com o meio em que ele vive, mas a interação entre os dois, ou seja a forma como vive essa criança, quanto mais ela aprende, mais ela se desenvolve.
Wallon - Desenvolvimento numa perspectiva dialética: integra o social e o individual. A criança se desenvolve a partir do que vivência, modelo "casa". Esse desenvolvimento é progressivo e por meio de etapas. 
E tivemos que correlaciona-las com um filme que eu particularmente acho muito lindo "A corrente do bem". O papel do educador é muito mais amplo, e exige algo que nem todo mundo tem ou quer ter,  que é, o conhecer o outro, sair do automático e fazer diferente, inspirar o aluno a aprender, não a decorar... Estou gostando muito desses novos conhecimentos!!!!
Uma ótima tarde a todos.

DEZ MANDAMENTOS PARA PROFESSORES

1. Seja interessado na sua ciência.
2. Conheça a sua ciência.
3. Conheça as formas de aprendizagem. A melhor maneira de aprender algo é descobri-lo por si mesmo.
4. Tente ler nas faces dos seus estudantes, tente ver as suas expectativas e dificuldades, ponha-se no lugar deles.
5. Dê-lhes não só a informação mas também saber, formas de raciocínio, hábitos de trabalho com método.
6. Permita que aprendam por descoberta.
7. Permita que aprendam provando.
8. Encare as características do problema em mãos como podendo ser úteis na resolução de outros problemas – Tente descobrir o padrão geral que está por detrás da situação concreta presente.
9. Não partilhe o seu segredo todo de uma vez só – Permita que os alunos o adivinhem antes que o diga – deixe que descubram por si mesmos, tanto quanto for possível.
10. Sugira as coisas, não force os alunos a aceitar.

ENFERMEIRA

Resolveu que deveria estudar enfermagem e conheceu da vida um lado mais trágico,mais denso, mais profundo.
Na verdade a vida não era apenas a loucura barulhenta das motos niqueladas e re luzentes,o blusão de couro, os óculos escuros,o vento agitando os cabelos, as mãos agarrando a cintura do herói.
Nada tinha a ver também com a frivolidade das conversas após a escola onde anticoncepcionais , artistas de novela ,tintura de cabelo,depilação da perna eram os assuntos mais em voga.
Leitura nada ! que para isso não sobrava tempo.
Nem romance,nem poesia, nem ficção cientifica ,nem os maçantes policiais onde o criminoso tem que ser obrigatoriamente só aquele de quem ninguém suspeita.
Baladas e concertos de rock também não lhe diziam coisa alguma.
Foi ser enfermeira.
Para ser útil , para estar numa boa ,para se julgar necessária ,para defender algo mais que uma mesada, mas acima de tudo para se realizar.
Para viver e para permitir que os outros possam viver .E passou por duras experiências...
Ouviu bem perto o gemido fundo da mulher que chega abandonada ao seu sofrimento ,perdida ,numa noite sem estrelas, sem
esperança que alivia a angustia ,sem o estímulo que espanta o medo.
E NÃO CONSEGUIU SER IMPESSOAL E FRIA COMO MUITOS LHE RECOMENDARAM...
Participou de cada angustia .
Repartiu fraternalmente esperanças , os anseios , sonhos e planos .
E numa época de materialismo falou de fé. Orou baixinho ao pé do enfermo quando a palavra da ciência desaconselhava o alento
.E insone percorreu como um anjo branco e silencioso, deslizante, iluminando os longos corredores reluzentes e acéticos do hospital. Conheceu o sangue e as lagrimas.O suor da testa e a palidez do rosto . A temperatura alta e os lábios ressequidos.
A pulsação frenética e aparada cardíaca ,  o murro no tórax acordando a ave adormecida e os pesadelos prenunciando o fim.
A tudo viu, a tudo assistiu,de tudo participou.
E esteve ao lado da mulher desenganada ate o momento do desenlace.
Viu a vida se esvair como água que escorre,mansa e inexorável.
Viu a luz fugir dos olhos e voz desertar da garganta, o calor emigrar do corpo e os movimentos cessarem definitivamente .E chorou escondida num canto perdido vendo o homem que ficava a morder os lábios e chorar sem revolta,sem blasfêmia, enxugando as lagrimas abundantes no lenço já sem utilidade...
REALIZOU-SE...E ENTENDEU A DIMENSÃO MAIS ALTA E MAIS NOBRE DA VIDA .EXPERIMENTOU A ALEGRIA DE SERVIR.EXISTE COISA MAIS BELA????!!!!

Adorei...